quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fafe nos caminhos de Aquilino Ribeiro



No passado dia 26 de março, sábado, meia centena de fafenses rumou a terras beirãs, as terras de Aquilino Ribeiro, em busca de paisagens, história, gentes, gastronomia e a vida e obra do grande escritor português do Séc. XX. Movidos pela força da aventura, descoberta e cultura, este grupo de amigos viveu intensamente todo o percurso, usufruindo das muitas belezas que se lhe depararam pela frente.

O escritor Aquilino Ribeiro (1885-1963), infelizmente hoje quase ignorado, é autor de grandes obras, como O Malhadinhas, Cinco Reis de Gente, Andam Faunos pelos Bosques, A Via Sinuosa, Jardim das Tormentas, A Casa Grande de Romarigães, Quando os Lobos Uivam, As terras do Demo, O romance da raposa, entre muitas outras. Assim sendo, esta iniciática cultural tinha como objetivo maior conhecer com mais certezas e melhor Aquilino Ribeiro, a partir dos espaços que serviram de pano de fundo à sua existência e à sua ficção.

Regionalista e resistente convicto, este grande escritor do Séc. XX mostrou nos seus escritos as suas vontades e a defesa de toda uma região condenada ao abandono e ao sofrimento: as terras do demo. Carregal, a Senhora da Lapa e Sernancelhe, sítios localizados no distrito de Viseu e partes integrantes do mundo aquiliano, mostraram-se aos caminheiros fafenses de uma forma simpática e digna, ajudados pelo tempo solarengo e pelo saber dos guias da visita, gentilmente disponibilizados pela Câmara Municipal de Sernancelhe.

No Carregal visitou-se a casa onde nasceu Aquilino Ribeiro. Na Senhora da Lapa visitou-se o Santuário de Nossa Senhora da Lapa (séc. XVI-XVII) e o Colégio anexo, onde Aquilino estudou, prosseguindo depois o roteiro pelo pelourinho e o Museu do Santuário. Após o almoço típico, com cabrito assado, cozido à terras do demo e trutas à moda de Aquilino, e já em Sernancelhe, a comitiva fafense participou na conferência “Cinco Reis de Gente – a infância no Carregal”, orientada pelo Sr. Dr. Paulo Neto. No final da tarde, a bela Igreja Românica de Sernancelhe do século XII e o museu de arte sacra Cândido Azevedo abriram as portas e mostraram toda a sua riqueza artística e religiosa.

Este passeio cultural, a que se associou o Núcleo de Artes e Letras de Fafe (NALF), decorreu de uma forma exemplar. No próximo ano, a saga cultural continua em redor da vida e obra de outro grande escritor português.

Carlos Afonso

Sem comentários:

Enviar um comentário