sábado, 14 de julho de 2012

Uma sexta-feira 13 especial





        O Club Fafense já nos habituou a momentos especiais, facto que nos leva a concluir que este espaço acolhedor, e de referência para Fafe, já ganhou o estatuto de um centro de cultura viva. Não admira por isso que a passada sexta-feira, dia 13, tivesse sido mais um desses momentos de sorte para todos os que se deslocaram ao Club. Na verdade, as circunstâncias colocaram-se em uníssono e os presentes tiveram a possibilidade de escutar uma bela história entrelaçada com música, poesia, palavras de circunstância, belas canções e uma simples rosa.

            Este evento cultural contou com a participação do Coro de Pais e Amigos da Academia de Música José Atalaya, magistralmente orientado pelo professor Tiago Ferreira, com o jovem pianista Simão Neto e a jovem Ana Catarina Sampaio, na flauta transversal. Tanto o Coro como os jovens músicos portaram-se à altura e foram maravilhosos nas suas participações. De facto a cultura é bela e completa quando é feita com alma e amor!     

Foram várias as canções que se ouviram: Gentil Lavadeira; Não tragais borzeguis pretos; Ay! Linda amiga; Guantanamera e Siyahamba. Estes temas reportam-se a épocas e espaços diferentes, que vão desde a música mais tradicional portuguesa, passando pelas cantigas renascentistas, a canção tipicamente cubana e uma outra oriunda da África do Sul. Para além do canto, foram declamadas as respectivas letras e o professor Tiago explicou de uma forna elucidativa as respetivas abrangências destas composições.

E porque este momento poético/cultural estava intimamente associado a uma história da minha autoria, pois o enquadramento tinha um fio condutor próprio e mágico, aqui fica o respectivo texto.

«Era uma vez uma simples rosa que morava num pequeno canteiro sem graça. Ela nascera naquele lugar enfadonho, porque uma ave qualquer ali deixara cair uma semente por acaso. Depois de se tornar numa rosa sem graça, aroma e perfume, ali permanecia dias inteiros, sempre triste, só e longe do olhar alegre dos homens. Um dia, e já cansada de tanta indiferença, pediu à brisa suave da manhã que a ajudasse a ser uma rosa como as outras: uma rosa bela, perfumada e cheia de encanto.

Habituada a emprestar os seus sábios conselhos, a brisa da manhã sempre disse à sua interlocutora que para ela se transformar numa bela e perfumada rosa tinha de ser sujeita a uma dura e penosa prova. Ela tinha de ser colhida ao fim da tarde, pelas mãos de uma bela donzela, e ser levada para um grande salão onde pudesse escutar belas melodias e canções que falassem de amor, encontros e saudade. Só depois de percorrer toda este preceito é que as musas da poesia e da música a abençoariam e a tornariam bela, colorida e perfumada.

            Conformada com as palavras da brisa da manhã, e sem pensar duas vezes, a rosa deixou-se colher ao fim da tarde por uma bela donzela que por ali passara e que a trouxe com as suas próprias mãos para o maravilhoso Salão Nobre do Club Fafense, para que a música e as canções a enchessem de graça. E porque o seu destino estava traçado, a rosa escutou com todo o carinho a música e as canções que lhe eram dirigidas, facto que a levou a transformar-se, logo de seguida, numa bela rosa repleta de cor, perfume e encanto.»

A história já acabou, mas o que tenho para vos dizer é que a dita rosa esteve na sexta-feira, dia 23 de Julho, no evento cultural de que vos falei. E porque gosto de finais repletos de fantasia, eu tive o privilégio de testemunhar a transformação da rosa da nossa história. E tudo aconteceu porque o Coro de Pais e Amigos da Academia de Música José Atalaia e os jovens músicos Simão Neto e Ana Catarina foram excelentes na sua atuação. Parabéns para eles, pois a sua excelência salvou a simples rosa, que nascera, sem que a culpa fosse sua, sem cor, perfume e beleza.



                                                                                              Carlos Afonso







           




Sem comentários:

Enviar um comentário