domingo, 25 de março de 2012

As Jornadas Literárias terminaram em beleza e com os olhos postos no futuro.



Depois de um mês de múltiplas e variadas iniciativas culturais que enfeitaram e engradeceram as terras de Fafe, as 3.ªs Jornadas Literárias de Fafe terminaram em beleza, envoltas em música, literatura, gastronomia, paisagens e uma satisfação imensa.
Apenas alguns apontamentos dos últimos eventos.
No dia 22 de março, o Multiusos encheu-se de alunos, professores e demais comunidade, numa partilha de actividades, exposições, oficinas, música, teatro, encenações, experiências e muita alegria. VIVER A ESCOLA foi um evento único e muito enriquecedor.
No dia 23 de março, vários espaços da cidade receberam um evento original e muito vivo. «Era uma vez uma bola» envolveu muitos alunos e professores de todas as escolas do concelho, agarrados a uma atividade que associou o desporto, a música, os jogos, a dança, a literatura e a criatividade. O dia ajudou e tudo correu na perfeição. Os professores de Educação Física da Escola Secundária, a turma de desporto e o coordenador do evento, o professor Carlos Condeço ,estão de parabéns.
Para além de muitas actividades que decorreram em várias escolas, à noite, o Teatro-Cinema foi palco de um espetáculo lindíssimo. «Acordas e danças» contou com a organização da Escola de Bailado de Fafe e a Escola de Música José Atalaya. Num misto de música e dança, o espetador viajou no tempo e espraiou-se em redor de um cenário mágico e especial.
No dia 24 de março, o último dia das Jornadas Literárias, o dia amanheceu agradável e especial. O curso de Formação na Sala Manoel de Oliveira associou as tradições, os sabores, a história e o património. Pelas 13 horas, um lauto merendeiro Camiliano, (ementas típicas assinaladas nas obras de Camilo Castelo Branco), no parque de merendas de Pardelhas, fartou de satisfação e inspiração os muitos participantes.
Se a manhã foi rica em novidades, a tarde foi vivida intensamente em Paços e Golães. O percorrer, pela primeira vez, do percurso literário «Os Caminhos de Camilo» permitiu usufruir de paisagens, a ligação de Camilo Castelo Branco a Paços e à ponte do Barroco, muita etnografia, tradições, assim como uma convivência sem precedentes. A recriação da vinda de Camilo à Casa do Ermo foi perfeita e encheu as centenas de participantes de satisfação.
A noite do dia 24 acolheu o encerrar das Jornadas Literárias, num Teatro-Cinema composto e alindado. A Escola de Música José Atalaya mostrou mais uma vez o seu valor, inspirada na mestria dos seus músicos e na poesia de Manuel Alegre.
Neste último momento cultural, a bandeira das Jornadas foi entregue ao Sr. Presidente da Câmara, enquanto o Hino se fazia escutar. Como era de esperar, depois do sucesso destas Jornadas Literárias, foi possível sentir em todos os presentes a sensação de que as Jornadas Literárias, na sua quarta edição, regressarão ainda mais fortes e especiais em 2013.
Para terminar, deixo aqui as últimas palavras do meu discurso de encerramento das Jornadas, no Teatro-Cinema, numa antevisão do futuro. “A cultura, o turismo, as memórias e a vertente económica devem ser a força das próximas Jornadas. É preciso abrir as Jornadas Literárias ao mundo. A ligação ao Brasil e aos países onde residem emigrantes fafenses deve ser fomentada. O intercâmbio de escritores fafenses/nacionais e brasileiros deve ser promovido. O fortalecer de uma cultura de horizontes mais abertos deve ser a próxima bandeira das Jornadas Literárias de Fafe.”
Espero que os próximos responsáveis pela organização das Jornadas Literárias de Fafe não esqueçam do verdadeiro espírito que lhes deu origem.
Carlos Afonso

1 comentário: