sábado, 6 de julho de 2013

SENHORA DE ANTIME, ZELA POR NÓS



Vir a Fafe no segundo Domingo de Julho e não participar na majestosa procissão de Nossa Senhora de Antime, é perder um momento único e autêntico, onde a fé envolve uma multidão imensa, que embebida numa crença fervorosa, roga à virgem que atenda aos seus anseios e ilumine a sua jornada.
É emocionante aproximarmo-nos, silenciosamente, da igreja onde habita a Senhora, ouvir a santa missa e rezar. Depois, sob o olhar devoto de um sol, que nessa manhã parece sempre mais brilhante, e de olhos postos na imagem, que do alto esparge calmas e afetos, abrirmos o nosso coração peregrino e bebermos a paz que discorre dos céus.
Apoiados na mão da esperança e rodeados pelos cânticos que ecoam pelos ares, é comovente acompanhar o andor, que num passo lento e pesado, vai deslizando pelas ruas engalanadas, apoiado em ombros varonis.
Chegados à ponte onde Antime e Fafe se abraçam, a Senhora de Antime é recebida pela Senhora da Misericórdia, que, num tom dorido e hospitaleiro, se desloca ao local para lhe dar as boas vindas. As Senhoras granjeiam-se, o povo canta, os foguetes atroam os ares, as pombas esvoaçam, os anjos cantam, as lágrimas refrescam as faces, as águas do Ferro soluçam e a fé acrescenta-se à maré de emoção que brota das entranhas dos espíritos...
Para quem ainda não usufruiu desta verdadeira prova de ligação ao altíssimo, é imperioso que o faça, independentemente das suas crenças, para que perceba que a fé é uma torrente, que indiferente aos caprichos dos homens, continua a alimentar a alma de muita e boa gente do Minho.

A Senhora de Antime, Mãe de Deus,
Rogamos muitos favores,
Pois nós somos filhos seus
E entregamos-lhe os nossos temores.


Carlos Afonso

Sem comentários:

Enviar um comentário