terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Fafe, uma terra de cultura




O povo diz e com razão que o que é bom é sempre bem-vindo e deve ser fomentado, principalmente quando os propósitos que o movem vão de encontro ao interesse das pessoas e ao sentir verdadeiro das raízes que alimentam os futuros.
Se o que acabei de dizer é correto, é também importante que se diga que tudo se torna mais fácil quando em torno de uma ideia se agrupa um conjunto de vontades e sentires a rumar no mesmo sentido. Só assim se compreende a real força de um feixe de vimes que nenhum vento mais forte consegue quebrar.
Em 2010 tiveram lugar as 1ªs Jornadas Literárias, nascidas no âmbito das comemorações do dia mundial da poesia a 21 de março e que terminou numa frutífera parceria entre a Escola Secundária e a Câmara Municipal. O sucesso das mesmas, que tomaram como estandarte a frase «A força das palavras», não se fez esperar e, de imediato, um desejo natural começou logo a impulsionar o que viria a acontecer em março de 2011.
Nas 2.ªs Jornadas Literárias de Fafe, coligadas ao lema «Palavras com liberdade», a abrangência e a luz tornaram-se mais evidentes e todas as escolas do concelho se interligaram à iniciativa, e onde já foi possível visualizar a verdadeira força de algumas freguesias e associações culturais e recreativas. Mais uma vez foi bem visível a real beleza de uma força impulsionada pela união de muita e boa gente de todas as áreas da sociedade. Tudo se moveu em torno da cultura de um povo, nas suas múltiplas facetas, que habitava as terras de Fafe. O êxito foi evidente, e o querer ir mais além não se fez esperar. Havia que começar a pensar nas próximas jornadas.
O tempo foi passando, a terra foi sendo trabalhada e o horizonte ficou cada vez mais perto. Só que agora o patamar tornou-se mais ambicioso e os desafios mais aliciantes. Nada que fizesse encolher a vontade dos marinheiros que se atiraram de alma e coração para este imenso mar carregado de memórias, livros, sonhos, estrelas, montes, brasileiros, viagens, reis, morgados, comendadores e muito… muito mais…
Toda a confiança neste grande momento cultural tem um motivo contundente e muito válido. Desta vez, estão todas as escolas no projeto, mais de trinta freguesias, assim como muitas associações e outros tantos organismos. Se Deus quiser e os fafenses assim o entenderem tudo terá outro encanto
As 3.ªs Jornadas Literárias, coladas ao emblema «As palavras e o tempo», estão quase a começar. Dia 22 de Fevereiro, pelas 15h, decorrerá a apresentação de todo o evento à imprensa e à comunidade, no Salão Nobre do Teatro-Cinema, depois basta apenas seguir o programa que estará espalhado por todo o concelho ou através do página (http://www.jornadasliterariasdefafe.com/).
É por estas e por outras que podemos dizer com toda a razão que Fafe é uma terra de cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário